#7 Fortalecimento muscular no esporte amador


Muitas vezes para os amadores a prática esportiva, independente da modalidade, já é a promoção da saúde recomendada para uma vida saudável, mas ela é o suficiente? Ela trará todos os benefícios que nosso corpo precisa?

Observando por outro lado, para que serve um treino de musculação em paralelo a modalidade praticada? "Apenas" para prevenir lesões? Treinos funcionais substituem a musculação? Vamos conversar um pouco sobre…

Primeiramente, o fortalecimento muscular gera uma série de adaptações musculoesqueléticas que geram longevidade de forma ativa e independente. Em relação a prática esportiva vai muito além de uma prevenção. Tem haver com equilíbrio muscular, geração de potência e performance.

Musculatura forte é capaz de gerar mais energia de movimento, e se trabalhada de forma correta é transferida para o gesto motor do esporte trazendo mais eficiência. Alguns exercícios tem mais essa propriedade que outros, porém todos trabalharão em prol de um equilíbrio muscular entre musculatura agonista (executora do movimento), antagonista (freia o movimento para não passar da angulação correta e controlar a velocidade da execução) e sinergista (que dão sustentação auxiliando a execução do movimento). Portanto é um grave erro que diz "ao pé da letra" que vai fortalecer para prevenir lesão pois o que gera a lesão muitas vezes não é a falta de musculatura e sim uma proporção errada entre esses 3 tipos que mencionei anteriormente. Fortalecer ajuda, mas não é determinante.

Mas coach, eu não gosto de musculação. Posso trocar por treino funcional? A resposta é: DEPENDE!

O treino funcional por definição é um treino em função de algo em específico e pensando assim é possível conseguir um resultado satisfatório, porém com toda a certeza a "geração de fibras musculares" não será igual a "levantar peso" dentro de uma sala de musculação. Ou seja, é melhor que não fazer, mas não é o ideal visando performance. Os únicos funcionais que realmente surtirão um efeito em dado momento do treino são aqueles que virão para agregar com algum gesto motor específico do esporte ou que levarão a um ganho de potência como por exemplo treinamento pliométrico.

Portanto, quer melhorar seus tempos? Não tem jeito melhor que combinar a sua periodização com o fortalecimento muscular, periodizando-a juntamente com o treinamento da modalidade para atingir o pico de performance na hora certa.

Bora para a sala de musculação!


Fábio Targas Gonçalves

CREF: 091562-G/SP


106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo