#2 A melhora técnica é importante?

Atualizado: 5 de jun. de 2020


A melhora da técnica do movimento esportivo é sim um dos fatores que geram performance, melhorando a eficiência do movimento, diminuindo o gasto energético para sua execução e minimizando as chances de lesão.

Não, qualquer que seja o esporte não existe uma técnica que possa ser descrita como 100% correta ou eficiente. Para exemplificar isso podemos utilizar o arremesso da grande jogadora brasileira de basquete Hortência, que não arremessava nos padrões considerados ideais, mas não errava uma.

Então o treino de educativos em qualquer esporte é um desperdício de tempo? Novamente a resposta é não!!!

Cada pessoa possui suas características antropométricas (tamanho de membros por exemplo), coordenação motora advinda de experiências as quais passou na sua vida o tempo todo, experiência no esporte, força, flexibilidade, e uma série de outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de delimitar uma correção técnica de um gesto em algum esporte.

Dados os fatores anteriormente citados, ai sim delimitamos padrões de movimentos que possam causar uma maior eficiência na execução de algum movimento em algum esporte. Cada pessoa é única, e um treino de educativos desenvolvidos especialmente para ela surtirá um efeito bem relevante.

Aí entramos em outra questão: os treinos de técnica não são normalmente dirigidos para um grupo? Sim, e neles se trabalham características as quais normalmente vão surtir efeito de forma mais generalizada, como por exemplo trabalho de coordenação de movimentos. Porém um bom treino técnico deve sempre conter algo em específico para cada aluno ou que o professor conhecendo seus alunos, faça uma programação variando os estímulos de forma a atender características diferentes em cada sessão, trabalhando assim um treino focado nas necessidades de um grupo em um dia, e na de outro grupo no treino seguinte por exemplo.

Portanto, realizar treinos de trabalhos técnicos trás sim inúmeros benefícios à prática esportiva e deve ser feito ao menos 1 vez por semana para que seu corpo seja estimulado a obter esses ganhos. Então, vamos fazer educativos?!?!

Fábio Targas Gonçalves

CREF: 091562-G/SP

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo