#3 Maior aliado do atleta: continuidade e consistência

Atualizado: 5 de jun. de 2020


O maior aliado de um atleta em sua melhora de performance é a continuidade no esporte. Este princípio


, respeitando as necessidades de volume e intensidades de cada fase da periodização, é uma boa fórmula para a evolução.

Não é incomum vermos atletas que treinam por um longo período de forma específica para uma prova e depois “tiram férias” de treino até alinharem um novo objetivo. E sim isso é importante, mas apenas o suficiente para recuperar o desgaste de estruturas físicas, equilibrar fisiologicamente e dar um “refresco” ao psicológico. Portanto 1 a 2 semanas é mais que suficiente para isso dependendo do que foi feito. Utilizar outros esportes como variação de estímulo nesse pe


ríodo pode ser uma boa opção para sair da rotina e não entrar em um “destreinamento” muito maior que o necessário.

Portanto, ser um atleta que mantém a rotina de treinos como parte de seu dia a dia independente de “para que esta treinando” ao invés de um atleta sazonal de provas é um bom presságio para a evolução.

A consistência é outro atributo necessário para a evolução. Manter as intensidades dentro do proposto pelo treinador faz com que o controle de desgaste, e consequentemente a administração de sobrecarga física e fisiológica sejam maiores e mais fidedignos. Com isso a periodização torna-se mais efetiva, o equilíbrio e distribuição de cargas e volumes ficam equacionados e o treinador passa a conhecê-lo cada vez mais, podendo propor novos objetivos de trabalhos específicos para as necessidades desse aluno.

Resumindo, quer evoluir no esporte pensando nele como algo saudável e sustentável a longo prazo, deve-se ter a continuidade da prática com pouquíssimos períodos 100% off e manter sempre volumes e intensidades dentro do proposto. Assim a melhora é garantida (cada um no seu ritmo de evolução) e o prazer em fazer o esporte que gostamos sempre colhendo frutos é garantido.


Fábio Targas Gonçalves

CREF: 091562-G/SP


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo